Biografia

Nascido em 1962, PEDRO SILVA PEREIRA é Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (Universidade de Lisboa), onde também se licenciou em Direito (Ciências jurídico-Políticas). Eleito pela primeira vez em 2014 deputado ao Parlamento Europeu, Pedro Silva Pereira foi reeleito para um segundo mandato nas eleições europeias de maio de 2019. Pedro Silva Pereira é Vice-Presidente do Parlamento Europeu sendo responsável, entre outras, pelas pastas do orçamento e da democracia e iniciativa da cidadania europeia.

O eurodeputado é o representante do Grupo Parlamentar S&D no Grupo de Acompanhamento do Brexit do Parlamento Europeu. É membro efetivo da Comissão dos Assuntos Constitucionais (AFCO), membro efetivo da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON) e membro suplente da Comissão do Comércio Internacional (INTA). 

É o relator permanente do Parlamento Europeu para o Acordo de Parceria Económica entre a União Europeia e o Africa Ocidental. É membro efetivo da Delegação para as relações com o Japão, tendo sido o relator permanente do Parlamento Europeu para o Acordo de Parceria Económica UE- Japão. Integra, ainda, a Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária UE-ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e a Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana.

Pertenceu à Comissão de Desenvolvimento (2014-16), onde foi Presidente do Grupo de Trabalho para a cooperação com África e relator para o Financiamento do Desenvolvimento. Pertence ao Grupo Parlamentar da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas. Antes, foi Ministro da Presidência (2005-2011) e Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza (1999-2002). Foi também Deputado do Partido Socialista na Assembleia da República (2002-2014). Jurista, jurisconsulto e advogado, é docente universitário, sendo Assistente da Faculdade de Direito de Lisboa.

Foi também Professor Auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa (1986-2014). Foi, ainda, membro do Comité de Peritos do Conselho da Europa sobre reparação por danos causados ao ambiente (1988-1992) e do Grupo de Peritos da União Europeia sobre responsabilidade civil ambiental (1995-1997).