Depois da notável vitória socialista nas eleições alemãs de setembro, os sociais-democratas do SPD conseguiram concluir as negociações para uma coligação com os Verdes e com os Liberais do FDP. Já ninguém tem dúvidas: Olaf Scholz será mesmo o próximo Chanceler alemão, sucedendo ao longo consulado de Angela Merkel.

Para a família socialista europeia, as notícias recentes são animadoras: recuperação do Governo na poderosa Alemanha, liderança não apenas em Portugal, Espanha e Malta, mas também em todos os países nórdicos, e excelentes resultados do Partido Democrático nas eleições locais italianas. O colapso do movimento socialista e social-democrata europeu, tantas vezes apregoado, está longe de se confirmar. Pelo contrário, a esquerda democrática europeia dá provas de evidente vitalidade.

No Parlamento Europeu, aliás, o Grupo Socialista (S&D) continua a ser a segunda força política, com 20,7% dos eurodeputados, não muito longe do PPE, que não vai além dos 25,4%. A manter-se o crescimento eleitoral da família socialista no rescaldo da crise pandémica, uma vitória eleitoral dos socialistas nas eleições europeias de 2024 é cada vez mais uma possibilidade real.

Crónica publicada na newsletter da Delegação Socialista do Parlamento Europeu, Infoeuropa de 03/12/2021.