"Desde que o Quadro Financeiro Plurianual europeu foi aprovado em Dezembro de 2020 o mundo mudou e mudou bastante e só não vê quem não quer", afirmou Pedro Silva Pereira, em Estrasburgo, durante o debate sobre o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027.

Na sua intervenção, o eurodeputado português elencou os vários desafios com os quais a UE tem de lidar afirmando que "estamos agora confrontados com uma guerra terrível na Europa, uma crise da energia e das cadeias de abastecimento, uma espiral de inflação, uma mudança de rumo da política monetária e provavelmente uma recessão". Para o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, "o cenário que serviu de base ao Quadro Financeiro Plurianual mudou radicalmente e é por isso que esse quadro financeiro de Dezembro de 2020 não está em condições de responder aos novos desafios de Dezembro de 2022".

Pedro Silva Pereira apelou à Comissão para rever urgentemente o atual Quadro Financeiro Plurianual, para o tornar mais ambicioso, mais flexível e mais adequado aos desafios do momento.

"Só assim podemos estar à altura das expetativas dos cidadãos", concluiu.