"2021 voltou a confirmar o papel decisivo do Banco Europeu de Investimento (BEI) no apoio à economia europeia e às políticas públicas europeias através do financiamento de emergência e o apoio à recuperação da economia e ajuda às PME", afirmou Pedro Silva Pereira, em Estrasburgo, durante o debate sobre as atividades financeiras do BEI em 2021.

Na sua intervenção, o Vice-Presidente do Parlamento Europeu apelou o BEI a "continuar a esforçar-se por garantir um equilíbrio geográfico dos financiamentos e uma especial atenção às regiões menos atrativas para o investimento". Para o eurodeputado Português, "o BEI deve continuar, ao mesmo tempo, a assumir-se como o banco do clima na Europa".

Pedro Silva Pereira concluiu a sua intervenção recordando o apelo feito no anterior relatório do Parlamento Europeu, da sua autoria, para um reforço do capital do BEI.

"Creio que depois da invasão da Ucrânia esse desafio é ainda mais urgente do que nunca para poder alavancar os investimentos na Europa", acrescentou.