O Imperador Naruhito atribuiu esta semana a Pedro Silva Pereira, Vice-Presidente do Parlamento Europeu, a “Ordem do Sol Nascente (Raios de Ouro e Faixa)”, uma das mais altas e prestigiadas ordens honoríficas japonesas, pelo seu papel como relator do Parlamento Europeu para o acordo comercial entre a UE e o Japão.

O Acordo de Parceria Económica União Europeia-Japão, que entrou em vigor no passado mês de fevereiro, é já considerado o mais importante acordo comercial bilateral de sempre.

Coube ao eurodeputado socialista português, que integra também a Delegação Parlamentar do Parlamento Europeu para as relações com o Japão, presidir, no âmbito da Comissão de Comércio Internacional, ao Grupo de Monitorização das negociações com o Japão e elaborar a proposta de decisão final sobre o Acordo, que veio a merecer aprovação, por larga maioria, no plenário do Parlamento Europeu.

A Ordem do Sol Nascente, uma das mais antigas ordens honoríficas do Japão, foi instituída pelo Imperador Meiji, em 1875. A notícia da atribuição desta distinção foi conhecida quando Pedro Silva Pereira se encontrava em Tóquio, no início da semana, para representar o Parlamento Europeu na Cimeira Interparlamentardo G20.