Pedro Silva Pereira, que é o relator permanente do Parlamento Europeu para o acordo de comércio livre entre a União Europeia (UE) e o Japão, presidiu, em Bruxelas, à reunião do Grupo de Monitorização especificamente dedicado ao acompanhamento regular das negociações daquele acordo.

No seguimento da nona ronda negocial, que decorreu em fevereiro e na semana em que tem lugar uma reunião negocial intercalar, os deputados membros do Grupo de Monitorização tiveram a oportunidade de trocar impressões sobre o estado atual das negociações comerciais entre UE e o Japão com representantes da Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis (JAMA), da empresa de caminhos de ferro East Japan Railway (JR East) e do Conselho Empresarial Japonês na Europa (JBCE).

Durante a reunião, Pedro Silva Pereira sublinhou os progressos realizados nas negociações até à data, nomeadamente os esforços desenvolvidos pelo Japão em relação às medidas não tarifárias (MNT) no sector automóvel e ferroviário. O deputado reconheceu, contudo, que havia ainda muitos assuntos por resolver, como por exemplo várias barreiras não tarifárias que a UE quer ver eliminadas pelo Japão, sendo necessários mais avanços concretos para concluir este acordo de comércio e investimento. Pedro Silva Pereira acrescentou que só será possível concluir as negociações, seja este ano ou mais tarde, se houver um acordo ambicioso e equilibrado em cima da mesa.

Os stakeholders japoneses começaram por afirmar o seu forte apoio ao acordo em negociação. O representante da JBCE alertou para a importância da cooperação regulatória e de normas internacionais em diversos sectores, de modo a permitir às empresas japonesas e europeias funcionar num ambiente regulatório harmonizado e previsível. A empresa JR-East explicou as diferenças entre os dois sistemas ferroviários e mencionou os avanços nesta área nas negociações, tendo-se mostrado otimista quanto a uma maior cooperação no futuro. O representante da JAMA notou que a quota de mercado dos veículos europeus no Japão tem crescido continuamente nos últimos 15 anos e enumerou igualmente os progressos realizados pelo Japão em relação às MNT no sector automóvel, nomeadamente o aumento da taxa de imposto, a partir do mês de abril, para os chamados kei-cars japoneses que representam atualmente 40% do mercado japonês.

A próxima reunião do Grupo de Monitorização terá lugar após a décima ronda de negociações que decorrerá em Tokyo na semana de 23 de abril. A Cimeira UE-Japão de maio fará o ponto de situação do acordo com o Japão que, a seguir à Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, é considerado, em termos económicos, o principal tratado comercial da União Europeia em negociação.

 

InfoEuropa, 27 março 2015