Participando hoje, em Estrasburgo, na sessão inaugural do plenário da Conferência sobre o futuro da Europa, Pedro Silva Pereira, Vice-Presidente do Parlamento Europeu responsável pela democracia europeia, defendeu "um forte apelo" à participação dos cidadãos neste debate, "para uma democracia representativa europeia mais viva e mais participada". Para isso, sublinhou, é preciso também garantir que as opiniões dos cidadãos "serão levadas a sério" pelas instituições europeias.

Falando em português, Pedro Silva Pereira elogiou o "magnífico trabalho" da Presidência Portuguesa no desbloquear da Conferência e lembrou que "depois de duas crises devastadoras, a melhor resposta ao crescimento do nacionalismo populista e eurocético, que ameaça a construção europeia, é promover um grande movimento de reencontro do projeto europeu com as expetativas dos cidadãos  e construir, com resultados concretos, uma Europa mais justa, mais solidária, mais democrática e mais forte!".

A Conferência sobre o Futuro da Europa teve a sua sessão formal de abertura no passado dia 9 de maio, dia da Europa, e hoje decorreu a sua primeira sessão plenária, com a participação de representantes das instituições europeias, dos parlamentos nacionais, dos Estados Membros, dos parceiros sociais e da sociedade civil. Uma plataforma online já está disponível para recolher e discutir propostas e em setembro iniciam-se os chamados "painéis de cidadãos", fóruns de debate a quem cabe formular recomendações para o plenário da Conferência.