O relatório de Pedro Silva Pereira sobre as atividades financeiras do Banco Europeu de Investimento em 2020 foi aprovado hoje, em Estrasburgo, por uma larga maioria de 582 votos a favor, 48 abstenções e 62 votos contra (da extrema-direita).

O relatório destaca o papel determinante desempenhado pelo BEI, essencialmente através do Fundo Europeu de Garantia, no apoio à economia, às empresas e ao emprego durante a pandemia, bem como no financiamento da produção de vacinas contra a COVID-19, incluindo a participação no mecanismo COVAX, para uma distribuição mais equitativa de vacinas a nível global. O texto aprovado defende que o Fundo Europeu de Garantia se mantenha operacional para lá de 2021 e que o BEI avance com incentivos para estimular a aceleração de projetos e linhas de crédito já aprovados.

Pedro Silva Pereira, relator do documento, defende também uma melhor articulação dos financiamentos do BEI com outros instrumentos financeiros europeus, de forma a garantir a necessário adicionalidade e colmatar o crónico défice de investimento na Europa do mesmo modo, apelou a um justo equilíbrio geográfico dos financiamentos, com um apoio reforçado às regiões menos atrativas para o investimento e menos favorecidas pela derrogação das regras de ajudas de Estado., na resposta à pandemia.

O documento saúda a ambição do BEI em matéria climática, através do seu Roteiro 2021-2025, com o qual o BEI pretende assumir-se como o Banco Europeu do Clima, bem como o alinhamento dos financiamentos do BEI com o Acordo de Paris já em 2023.

O setor social ocupa um papel de destaque no relatório aprovado. O eurodeputado português defende um maior apoio do BEI aos investimentos sociais e ao combate às desigualdades, contribuindo para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

O Vice-Presidente do Parlamento Europeu defendeu, igualmente, a celebração de um acordo interinstitucional entre o BEI e o Parlamento Europeu que estruture este escrutínio democrático do BEI por parte da única instituição europeia diretamente eleita pelos cidadãos.