Pagina Biografia_PSP_2.jpg

Nascido em 1962, PEDRO SILVA PEREIRA é Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (Universidade de Lisboa), onde também se licenciou em Direito (Ciências jurídico-Políticas).

Eleito pela primeira vez em 2014 deputado ao Parlamento Europeu, Pedro Silva Pereira foi reeleito para um segundo mandato nas eleições europeias de maio de 2019. Pedro Silva Pereira é Vice-Presidente do Parlamento Europeu sendo responsável, entre outras, pelas pastas do orçamento e da democracia e iniciativa da cidadania europeia. O eurodeputado é o representante do Grupo Parlamentar S&D no Grupo de Acompanhamento do Brexit do Parlamento Europeu. É membro efetivo da Comissão dos Assuntos Constitucionais (AFCO), membro efetivo da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON) e membro suplente da Comissão do Comércio Internacional (INTA). É o relator permanente do Parlamento Europeu para o Acordo de Parceria Económica entre a União Europeia e o Africa Ocidental. É membro efetivo da Delegação para as relações com o Japão, tendo sido o relator permanente do Parlamento Europeu para o Acordo de Parceria Económica UE- Japão. Integra, ainda, a Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária UE-ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e a Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana. Pertenceu à Comissão de Desenvolvimento (2014-16), onde foi Presidente do Grupo de Trabalho para a cooperação com África e relator para o Financiamento do Desenvolvimento. Pertence ao Grupo Parlamentar da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas.

Antes, foi Ministro da Presidência (2005-2011) e Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza (1999-2002). Foi também Deputado do Partido Socialista na Assembleia da República (2002-2014).

Jurista, jurisconsulto e advogado, é docente universitário, sendo Assistente da Faculdade de Direito de Lisboa. Foi também Professor Auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa (1986-2014). Foi, ainda, membro do Comité de Peritos do Conselho da Europa sobre reparação por danos causados ao ambiente (1988-1992) e do Grupo de Peritos da União Europeia sobre responsabilidade civil ambiental (1995-1997).

PEDRO SILVA PEREIRA nasceu em Lisboa, em 1962. É Mestre em Direito (Ciências Jurídico-Políticas), pela Faculdade de Direito de Lisboa, da Universidade de Lisboa (desde 1993), tendo-se também licenciado em Direito (Ciências Jurídico-Políticas), naquela mesma Faculdade, em 1985.

Deputado ao Parlamento Europeu, desde Julho de 2014, foi eleito pelo Partido Socialista e integra o Grupo Parlamentar da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas. Foi eleito Vice-Presidente do Parlamento Europeu em 2019 tendo como responsabilidades principais as pastas do “Orçamento” e da “Democracia europeia e iniciativa de cidadania europeia”, acompanhando também as questões relativas ao Banco Mundial e ao FMI e à Política de Vizinhança. É membro efetivo da Comissão dos Assuntos Constitucionais (AFCO), membro efetivo da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON) e membro suplente da Comissão do Comércio Internacional (INTA). É membro efetivo da Delegação para as relações com o Japão, tendo sido o relator permanente do Parlamento Europeu para o Acordo de Parceria Económica UE- Japão. É ainda membro suplente da Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária UE-ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana. Pertenceu, entre 2014 e 2016, à Comissão de Desenvolvimento, onde foi Presidente do Grupo de Trabalho para a cooperação com África e relator para o Financiamento do Desenvolvimento, tendo em vista a Conferência das Nações Unidas de Adis Abeba, em Junho de 2015.

Antes, em Portugal, foi Ministro da Presidência nos XVII e XVIII Governos Constitucionais (2005-2011) e Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza no XIV Governo Constitucional (1999-2002). Foi também Deputado do Partido Socialista na Assembleia da República, sendo eleito por quatro vezes, para as legislaturas entre 2002 e 2014, sempre pelo Circulo Eleitoral de Vila Real.

Jurista e docente universitário, é Assistente da Faculdade de Direito de Lisboa (Grupo de Ciências Jurídico-Políticas), onde exerce funções docentes desde 1984 (agora suspensas). Foi também Professor Auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa, no Curso de Direito (em 1986-1999, 2002-2005 e 2012-2014) e Docente da Universidade Lusíada em Cursos de Pós-Graduação (2002-2005).

Jurisconsulto e Advogado (com inscrição na Ordem dos Advogados suspensa), especializou-se nas áreas do Direito do Urbanismo e do Ambiente, tendo sido consultor jurídico no Ministério do Ambiente em diversos organismos, serviços e gabinetes governamentais (1988-1997). Foi também membro do Comité de Peritos do Conselho da Europa sobre reparação por danos causados ao ambiente (1988-1992) e do Grupo de Peritos da União Europeia sobre responsabilidade civil ambiental (1995-1997), tendo participado em múltiplas negociações e conferências internacionais na área do Ambiente, junto da Organização das Nações Unidas, da OCDE, do Conselho da Europa, da União Europeia e da CPLP. Foi ainda assessor jurídico no Gabinete do Secretário de Estado da Juventude (1992) e no Gabinete do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro (1997-1999).

Passou brevemente pelo jornalismo, como colaborador do jornal Expresso (1986) e, mais tarde, como Editor Executivo de Informação da TVI (1992-1996). Participa regularmente na comunicação social, designadamente no programa “Prova dos 9”, da TVI24 (desde Dezembro de 2015) e através de uma coluna de opinião semanal no Jornal de Notícias (desde Junho de 2016). Anteriormente, manteve idênticas colunas de opinião no Diário Económico (2011-2016) e no Diário de Notícias (2005).

Militante do Partido Socialista, pertence à Comissão Política Nacional do Partido Socialista desde 2004, tendo sido também membro da respetiva Comissão Nacional e do Secretariado Nacional (2004-2011).

É presidente da Fundação Res Publica.