Eleito nas eleições europeias de Junho de 2014, nas listas do Partido Socialista, integra o Grupo Parlamentar da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas.

No Parlamento Europeu, é Vice-Presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais (AFCO), membro efetivo da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON) e membro suplente da Comissão do Comércio Internacional (INTA).

Sendo o relator permanente do Parlamento Europeu para o Acordo de Comércio entre a União Europeia e o Japão, é Presidente do “Monitoring Group” da Comissão INTA para as relações comerciais com aquele país. É também membro da Delegação do Parlamento Europeu para as relações com o Japão.

É ainda membro suplente da Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária UE-ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e da Delegação para as relações com a Austrália e a Nova Zelândia.

Pertenceu, entre 2014 e 2016, à Comissão de Desenvolvimento, onde foi Presidente do Grupo de Trabalho para a cooperação com África e relator para o Financiamento do Desenvolvimento, tendo em vista a Conferência das Nações Unidas de Adis Abeba, em Junho de 2015.